N.º Directo
214­ 135­ 480

R4 - Roménia

A 4EMES, em conjunto com outra associada, constituiu uma empresa de formação e gestão de projetos na Roménia, denominada de R4 – Consultanta si Formare Professionala.

Neste âmbito, temos vindo a participar em projetos conjuntos transnacionais Roménia – Portugal.

Alguns dos trabalhos desenvolvidos pela empresa romena podem ser consultados em http://r4consultanta.ro/

Ao nível dos projetos cofinanciados a R4 já participou nos seguintes projetos:

  • PROJETO EXCELNET - DRH / 96 / 6,2 / S / 64251 ID - "A criação de uma rede de centros de excelência na prestação de serviços de reabilitação profissional e integração de pessoas com deficiência, enquanto grupo vulnerável no mercado de trabalho"

O projeto visou apoiar mais de 250 pessoas com deficiência, oferecendo suporte aos serviços profissionais de integração (aconselhamento, orientação profissional, o desenvolvimento geral de competências profissionais, assistência mediação e do emprego) e também informando mais de 250 entidades empregadoras sobre os benefícios que têm e que podem conseguir quando dão emprego a este grupo de pessoas. Além disso, o projeto teve também como objetivo, a formação de especialistas em integração do mercado de trabalho de pessoas com deficiência.

Este projeto contou com a participação de uma entidade portuguesa – o CRPG - Centro de Reabilitação Profissional de Gaia.

 

  • PROJETO SERAF-DRH / 97 / 6,3 / S / 62066 - "Igualdade de oportunidades e ferramentas de respeito para os negócios numa perspetiva da igualdade de género"

O principal objetivo foi promover a igualdade de oportunidades no empreendedorismo, incentivando o envolvimento das mulheres na iniciação e desenvolvimento de seus negócios no contexto do desenvolvimento sustentável das comunidades em áreas designadas.

 

  • PROJETO ACTIVE-E-DRH / 102 / 5.1 / G / 78679 - "Fortalecer os parceiros sociais e as estruturas administrativas para implementar medidas ativas de emprego a nível local e regional no Sul Vest"

 

  • PROJETO DRH / 152 / 6.3 / g / 130.466 – “Igualdade de oportunidades e inclusão no mercado de trabalho para as mulheres no Bucareste Ilfov "

Neste projeto no qual a R4 é entidade beneficiária, o objetivo geral é a promoção e desenvolvimento da igualdade de oportunidades no mercado de trabalho, motivando cerca de 360 mulheres a aumentar as suas competências profissionais. O projeto visa também desenvolver os recursos humanos nos programas especializados Bucareste-Ilfov para melhorar as habilidades profissionais e início a uma atividade independente.

Neste projeto, juntamente com a R4 participam como parceiros a Associação Alternativa 2003 e enquanto parceiro transnacional a entidade 4EMES.

 

  • PROJETO DRH / 152 / 6.3 / g / 130.466 – “Igualdade de oportunidades e inclusão no mercado de trabalho para as mulheres no Bucareste Ilfov "

 

  • PROJETO DRUMS HRD / 135 / 5.2 / S / 132019 - "A promoção de um modelo de desenvolvimento de recursos humanos em áreas rurais”

O projeto visa promover a sustentabilidade em áreas rurais, aumentar o emprego rural na Central, do Norte - Oeste e Sul - Vest para 750 pessoas inativas, pessoas empregadas na agricultura de subsistência, gestores rurais e rurais desempregados através de atividades aconselhamento, orientação, formação e mediação, e promovendo a cultura empreendedora.

O beneficiário do projeto é a fundação Centro de Recursos para a Educação e Formação Profissional (CREFOP) e está a ser implementado em parceria com a associação AJOFM Satu Mare, Associação AGORA, AJOFM Mureș, R4 Consultanță și Formare Profesională S.R.L e BEST Austria.

 

  • PROJETO ADRA POSDRU ID 150524 - "Step-by-step in business - Empreendedorismo para jovens na região de Oltenia Sul-Oeste e de Bucareste-Ilfov"

O Projeto visa contribuir através das suas atividades para a promoção da cultura empresarial e é dirigido a 400 pessoas com mais de 18 anos que querem começar um negócio independente especialmente pessoas entre 18-25 anos matriculados no ensino superior, e abrange cursos de desenvolvimento de competências profissionais e empresariais, serviços integrados de aconselhamento, orientação de carreira, formação profissional, atividades de assistência e de apoio às empresas startup e à promoção do próprio emprego.

O projeto tem como meta a criação de 40 empresas e um mínimo de 80 novos postos de trabalho.